07 Arquitetas e Designers que você precisa conhecer! #mesdasmulheres

07 Arquitetas e Designers que você precisa conhecer! #mesdasmulheres

por Tati Tavares e Alex Dalcin - Publicado em 09 de março de 2021

Nem sempre presentes nas listas de referências e por vezes ofuscadas por suas duplas masculinas, as mulheres nunca deixaram de atuar de forma ativa e transformadora no universo do design e da arquitetura. Com os mais diversos estilos e muita determinação, elas pensam e repensam conceitos e criam móveis, ambientes, edifícios, arranha-céus entre outros tantos projetos inspiradores.

 

  1. Andrée Putman

Militante da democratização do design, a premiada designer de interiores Andrée Putman, que faleceu em 2013 aos 88 anos, tinha estilo ousado e moderno e ganhou fama com grandes projetos como o do Morgans Hotel, em Nova York, e o interior do avião supersônico Concord.

 

  1. Anna Castelli Ferrieri

 

Anna Castelli Ferrieri foi a primeira mulher a se formar na prestigiada Politécnica de Milão.  Interessada em novos materiais e tecnologias, ela desenvolveu boa parte do seu trabalho com plásticos, matéria prima pouco usada na época. Co-fundadora da Kartell, Castelli Ferrieri tem entre suas peças mais icônicas um dos símbolos da marca italiana, o Componibili.

 

  1. Charlotte Perriand

 

Charlotte Perriand tornou-se conhecida por suas colaboração com Le Corbusier e Fernand Léger. Em uma época onde era bastante incomum que uma mulher se tornasse arquiteta, desenhista e artista, a carreira de Perriand foi relativamente longa e inclui criações icônicas como a chaise LC4.

 

  1. Cini Boeri

 

Formada em arquitetura, a italiana Cini Boeri trabalhou com Gìo Ponti e Marco Zanusoantes antes de abrir seu próprio estúdio, em 1963. Nele, ela trabalhava com arquitetura civil, mas também com design de produto. Ousada e disposta a explorar a resistência dos materiais, Boeri é a criadora de peças icônicas como o Bobo Divano e a Ghost Chair.

 

  1. Eileen Gray

 

Kathleen Eileen Moray Gray (1878-1976), ou somente Eileen Gray, foi uma arquiteta e designer de móveis nascida na irlanda – mas foi em Paris onde ela se estabeleceu e abriu sua galeria. Pioneira do movimento Moderno na arquitetura, entre seus projetos destaca-se a casa E-1027. Também é de sua autoria a icônica cadeira e mesa Bibendum.

 

  1. Florence Knoll

 

Em 1941, a americana Florence chega em Nova York, onde conhece seu futuro marido Hans Knoll, que à época começava a estabelecer sua empresa de móveis. Com o conhecimento sobre arquitetura e as habilidades de design de Florence e o olho para negócios de Hans, a Knoll começa a crescer tendo como um dos seus marcos revolucionários a criação da Unidade de Planejamento, na qual Florence foi além do design de produto ou de interiores e  definiu o padrão para os interiores corporativos do pós-guerra. 

 

  1. Gae Aulenti

 

A arquiteta e designer Gaetana Aulenti (1927-2012) foi uma das poucas mulheres arquitetas italianas que se destacaram no pós-guerra: ela é a autora de várias móveis e peças de design, além de diversos museus, sendo o mais famoso o Museu de Orsay, em Paris, projeto que lhe rendeu o Grau de Cavaleiro da Legião de Honra do governo francês. Ela também ganhou o primeiro prêmio da Trienal de Milão, em 1964, pela construção do Pavilhão Italiano inspirado nas obras de Picasso – porém interpretado de um jeito feminino.